segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Wiki
O deve ter um espírito de pesquisador, ele deve estar atento e envolvido em tudo o que faz, ele deve procurar conhecer os meios tecnológicos e procurar usar na sala de aula, utilizando sempre a multimídia em prol do conhecimento.
O conhecimento, a pesquisa ,a experimentação e a seleção dos recursos são essenciais para um bom desenvolvimento de uma aula.
RAP DA COMPUTAÇÃO

vamos lá galera
festejar o futuro
que chegou
todo mundo
tá na era do
computador

essa onda veio
pra ficar.
tem chat, tem orkut,
tem tudo que quiser
só não vale
tu da onda de Mané.

Se você não se ligar
por fora vai ficar
não dá pra
trampar e nem
pra estudar

Se liga meu irmão
pois todo o mundo
tá ligado
na computação.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

REFERÊNCIAS
Moran, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo.
especialista em projetos inovadores na educação presencial e á distãncia. publicado na revista tecnologia educacional, RJ, vol 23, nº126, setembro e outubro 1995, pg 24-26.
http://www.eca.usp.br/moran/novtechtm

http://www.conciencia.br/reportagenscultura/culturao2.shtml.

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS

O USO DA TECNOLOGIA NA ARTE.
O uso da tecnologia para fazer arte se dá desde os tempos antigos. Leonardo da Vinci, afirmava que a ciência e a arte se completavam-se . podemos ver tambémobservar as literaturas de ficção científica que também sempre fazem esta aproximação.
Atualmente uma nova geração de artistas tem desenvolvido obras cujo o foco é a tecnologia científica, essas obras são denominadas arte eletrônica, arte comunicação, arte transgênica.
Os pioneiros no Brasil são Abraham Palatinik (1928) e Waldemar Cordeiro ( 1925-1973). O primeiro, após estudos sobre a luz desenvolveu um aparelho cinecromático, os seus trabalhos podem ser chamados de arte cinética, elas apresentam objetos com eletroimã e pequenos motores. Waldemar Cordeiro introduziu o uso do computador nas artes visuais, ele realizou nos anos 70 a mostra arteônica, o uso criativo dos meios eletrõnicos em arte, esta mostra foi voltada para artista voltados a ciência e a tecnologia. Na Universidade de Caxias do Sul, um grupo ligado a artes visuais ARTECNO desenvolve pesquisas relacionadas a dimensões artísticas e estéticas da tecnologia. Não há vertentes definidas entre os artistas há aqueles que são contra e outros a favor.
A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
O uso da tecnologia na educação, não muda a relação pedagógica. O professor fará uso dela independente do seu estilo, que pode ser conservador ou progressista. A tecnologia muda a função do professor mais não o substitui, sua tarefa ao invés de levar informação, ela passa a ser um incentivador a curiosidade do aluno. cordenando a apresentação dos resultados e questionando os dados, contextualizando e adaptando-os a vida dos alunos.
A tecnologia amplia as possibilidades de pesquisa dos alunos e dos professores, os seus trabalhos podem ser divulgados e compartilhadas por todos. Os recursos se tornanram mais atraentes e pode haver interação entre aluno e professor através de chats e mensagem. O processo ensino aprendizagem ganhou mais dinamismo e inovação com o uso da tecnologia. porém isto depende muito da maneira que usamos.

A RELAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COM A SOCIEDADE.

Como já mencionamos, as tecnologias de comunicação tem exercido profundas mudanças na nossa vida e na própria sociedade. Segundo Moran elas tem facilitado toda a nossa vida, diminuindo as distãncias e fortalecendo o modelo urbano e o capitalismo. As tecnologias em si não mudam a sociedade, mas o uso que fazemos dela. Ela tem o objetivo de gerar lucros, através da expansão do comércio, por isto, o interesse de todos para tornar essa difusão acessível e barata para todos. Quanto maior número de pessoas tem acesso, maior o número de consumidores em potencial.
Esse sistema também gera o que denominamos "just im time", que é uma nova forma produtiva de distribuição em tempo real, com baixo estoque. Inicialmente a internet foi criada para uso militar, depois foi usadas nas universidades, mudaram-se os modelos e iniciou-se várias formas de comunicação que temos hoje. Porém neste meio existe muitos que usam a rede para fazer apologia ao mal, no entanto o bom é que ela é hoje a maior fonte de pesquisa que pode ser usada pelo mundo inteiro.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS

O SURGIMENTO DE UMA NOVA SOCIEDADE.

É supreendente as mudanças que tiveram a nossa sociedade de uns vinte anos para cá. A tecnologia tem mudou totalmente as nossas vidas. è incrivel ver a abrangência da internet. Hoje podemos falar com pessoas diferentes de todo o mundo, numa fração de segundo. As notícias, as informação, enfim tudo se tornou muito chega rápido. Devido a estas novas tecnologias. E elas tem exercido uma forte influência sobre a nossa sociedade. Muitos artigos da multimídia ao referir sobre esta influência falam de impacto. Como se fosse uma pedra , ou um míssil que foi atirado, porém, ao analizar esta questão podemos não só referir esta influência como um impacto, mais podemos os referir a ela como um modelo de uma nova sociedade que surgindo, e nós somos os pioneiros, e protagonista desta sociedade virtual. Temos muito que aprender, por isto vamos neste espaço refletir um pouco sobre a influência das tecnologias na sociedade, na educação e na arte. espero que possamos aprender juntos a trilhar estes novos caminhos.